Enciclopédia de tecido
AAcetato:
O acetato é obtido a partir de matérias-primas naturais (algodão), num processo de fiação a seco. O acetato é também conhecido como cupróxido de sódio ou seda artificial. Em contraste com o poliéster totalmente sintético (obtido do petróleo), o acetato pode absorver humidade e libertá-la no ar exterior. Os tecidos para vestuário feitos de acetato são respiráveis, de fácil manutenção e resistentes a vincos.
B
C
Changeant / Changeant:
Os tecidos alterados alteram a sua aparência dependendo da incidência de luz e do ângulo de visão devido a fios de diferentes cores no sentido longitudinal e transversal.
Coolmax®:
Os tecidos Coolmax® são conhecidos pelo seu óptimo comportamento de humidade e muito boa respirabilidade devido à sua estrutura especial de fibra. A humidade (suor, vapor de água...) é transportada para a superfície do tecido e pode assim evaporar-se particularmente rapidamente. Os tecidos Coolmax® mantêm-se frescos, secam rapidamente, são respiráveis, leves e laváveis na máquina.
Cordura®:
Cordura® é um tecido de poliamida particularmente robusto e resistente à abrasão. Na produção de Cordura®, as fibras de poliamida cortadas são fiadas de novo e depois tecidas.
D
Damask:
Damask é um tecido com um padrão tecido. O padrão é normalmente criado pela alternância de diferentes tecelagens acetinadas.
dtex:
O valor Tex determina a finura das fibras e fios (mtex, dtex, ktex). Quanto mais alto for o número de texto, mais grosseiro será o fio ou a fibra.
E
EN471 / EN ISO 20471:
EuroNorm para cores fluorescentes.
F
G
Gabardine:
O gabardine é um tecido particularmente liso e denso com um padrão diagonal íngreme criado pelo sarja.
Ganga:
Tecido de calças de ganga em sarja.
Gore-Tex®
Gore-Tex®️ é a marca registada da W. L. Gore & Associates. Sob esta marca, são produzidos tecidos de membrana com membranas climáticas, ideais para todo o tipo de vestuário de exterior devido às suas propriedades à prova de vento, impermeáveis e respiráveis.
H
I
J
Jacquard:
Os jacquards são tecidos com padrões artisticamente tecidos.
K
kbA & kbT:
kbA significa cultivo orgânico controlado. Com a agricultura biológica, é proibida a utilização de fertilizantes químicos, desfolhantes e pesticidas sintéticos. Além disso, o solo deve ter sido utilizado sem produtos químicos durante três anos. O cultivo é feito em cultura mista e rotação de culturas. O algodão não tratado tem portanto um potencial alérgico muito baixo e é suave para a pele.
kbT significa criação biológica controlada de animais. Isto é sempre indicado quando a lã provém de animais que foram criados organicamente e são mantidos em harmonia com a natureza.
L
Loden:
Loden é um tecido de lã de lã resistente. Loden é frequentemente transformado em whale loden (ver "whale loden").
M
Microfibra:
Microfibra é um termo colectivo para fibras cuja finura é inferior a 1 dtex.
Algodão: 1,5 - 2,5 dtex
Lã nova: 3- 6 dtex
N
Nylon:
O nylon é o nome comercial de uma fibra sintética feita de poliamida.
O
Oeko-Tex®:
Oeko-Tex é um sistema de teste e certificação para fibras, fios, tecidos e produtos finais têxteis.
Oeko-Tex® Standard 100: testado para substâncias nocivas
Oeko-Tex® Standard 1000: instalação de produção amiga do ambiente
Oeko-Tex® Standard 100plus: produtos de produção ecológica que foram testados quanto a substâncias nocivas
P
Peles tecidas:
As peles tecidas são imitações de peles tecidas.
Picqué:
Picqué é um tecido com áreas alternadamente levantadas e encastradas.
Q
Quilt:
Uma colcha é um cobertor decorativo versátil, geralmente constituído por três camadas: face, interface (velo, lã, sintético...) e face inferior.
R
Resistência à abrasão:
A resistência à abrasão dos tecidos é medida utilizando o método Martindale. O desgaste de um tecido é simulado esfregando uma amostra do tecido a ser testado contra um tecido de lã padrão. Mede-se o número de desgaste destes chamados tours de abrasão. Quanto maior o número de visitas, mais resistente à abrasão é um tecido.
10.000 ciclos de abrasão: para casas particulares, pouco uso
15.000 ciclos de abrasão: para casas particulares, uso regular
20.000 ciclos de abrasão: para ambientes públicos, utilização regular
30.000 esfregaços: para ambientes públicos com uso intensivo
40.000 ciclos de abrasão: para ambientes públicos, utilização muito pesada
Respirabilidade:
A respirabilidade refere-se à capacidade de um tecido para permitir a fuga de vapor de água. O valor RET (Resistance to Evaporating Heat Transfer) indica quão grande é a resistência de um tecido ao vapor de água. Quanto mais baixo for o valor RET, melhor será a respirabilidade.
RET 0-6: extremamente respirável
RET 6-13: particularmente respirável
RET 13-20: transpirável de forma satisfatória
RET 20 +: permeabilidade insatisfatória do vapor de água
Revestimento:
O revestimento de tecidos envolve a aplicação de uma camada de plástico a um substrato têxtil para alterar as propriedades do substrato (por exemplo, impermeabilidade, resistência à abrasão, tacto...). Os revestimentos comuns são os revestimentos em PVC, acrílico e TPU.
Revestimento em PVC:
Camada plástica na parte de trás do tecido que altera as propriedades do tecido (impermeável, à prova de vento...).
Ripstop:
Os tecidos Ripstop são tecidos com uma técnica especial e são particularmente resistentes ao rasgamento. Os fios ligeiramente mais grossos são integrados no tecido, de resto mais fino, a intervalos regulares, criando uma estrutura de caixa. Isto resulta numa relação de estabilidade muito boa e numa elevada resistência ao rasgamento.
S
Softshell:
A Softshell consiste frequentemente em duas ou três camadas laminadas de tecido. A camada exterior é geralmente feita de um material resistente que se encontra sobre a membrana climática no interior. A membrana é uma película permeável ao vapor de bolacha fina que torna o tecido à prova de vento, impermeável e respirável. A camada interior é normalmente um tecido de revestimento (micro velo, ursinho...).
Spandex:
Spandex é um termo colectivo para os fios elásticos que conferem elasticidade e resiliência aos tecidos tecidos e malha. Os tecidos com conteúdo de spandex são também menos susceptíveis ao vinco.
T
Tafetá:
A tafetá é um tecido brilhante e liso, feito de seda ou fibras sintéticas, utilizado principalmente para forrar peças de vestuário.
Tecelagem em sarja:
O sarja (também chamado sarja) é uma tecelagem básica para tecidos tecidos. O tecido mais conhecido em sarja é o tecido de jeans de ganga. As tecelagens em sarja podem ser reconhecidas pela crista diagonal.
Tecido funcional / tecido funcional:
Os têxteis funcionais são tecidos, tecidos ou tricotados com valor funcional acrescentado (por exemplo: à prova de vento, impermeáveis, respiráveis, termoreguladores, repelentes de sujidade, elásticos, de fácil manutenção, aquecimento/arrefecimento...).
Teddy:
Pelúcia com uma pilha de longa duração.
Tingimento Indanthren®:
Indanthren é um corante produzido sinteticamente. Os tecidos tingidos com corantes Indanthren têm excelente solidez à lavagem, fervura, luz, tempo e cloro.
TPU:
TPU significa "poliuretano termoplástico" - um plástico que pode ser deformado plasticamente quando o calor é aplicado.
U
V
Velo:
Os não-tecidos são tecidos feitos de fibras que se colam. Os tecidos não tecidos são principalmente utilizados como material de isolamento ou de acolchoamento.
Verificação Vichy:
Um cheque Vichy é um cheque em forma de cubo, em bloco de duas cores.
W
Whalkloden / Walk:
Os tecidos de enchimento são tecidos cuja superfície é feltrada por enchimento (empurrando, comprimindo, pressionando em banhos quentes e ácidos).
X
Y
Z
Z-Liner:
Um forro em Z é uma camada localizada entre o material exterior e o forro de uma peça de vestuário. Normalmente são utilizadas membranas ou tecidos de membrana como Z-liners.